Como Funciona um Taxímetro?

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Taxímetro - Ele existe desde 1891, inventado por um engenheiro alemão para evitar que cocheiros cobrassem valores exorbitantes pelas viagens fretadas em suas carruagens. Até os dias atuais, o taxímetro ainda é utilizando como um instrumento para medir a distância que o táxi percorre e o tempo do veículo parado, no final o preço total da corrida vai ser proporcional à distância percorrida e ao tempo parado no trânsito.

É muito importante que as medições de distância e tempo registrados pelo taxímetro sejam corretas, por isso é feito um controle uma vez por ano ou sempre que a Prefeitura altera a tarifa, submentendo o instrumento ao controle metrológico do IPEM-SP, que verifica se o instrumento está registrando os valores corretos referente a essa medição e as verificam as condições do instrumento. Dica: Dê uma boa olhada no taxímetro. Observe a presença do lacre amarelo a direita (que deve estar intacto) e do selo holográfico do Inmetro com o ano de validade.

O taxímetro deve ser ligado na presença do usuário. As prefeituras estabelecem os dias e horários de operação da bandeira. Na cidade de São Paulo, por exemplo, a bandeira 1 é cobrada entre 6 h e 20 h, e a bandeira 2 é cobrada entre 20 h e 6 h do dia seguinte, e também nos domingos e feriados.

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Em novembro de 2005, quatro amigos do segmento de taxi, com vasta experiência na área comercial e operacional, se uniram para criar a Taxi Alex.

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